Número e distribuição percentual dos estabelecimentos de saúde por tipo e prestador (nota técnica em revisão): mudanças entre as edições

De Wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
 
(3 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
[[Categoria:Indicador de Saúde]]
[[Categoria:Indicador de Saúde]]
[[Categoria:GAIS Guia de Apoio à Gestão Estadual do SUS]]
[[Categoria:IC3 Estrutura]]
[[Categoria:GAIS III - Estrutura e Produção de Serviços de Saúde no SUS]]


NOTA TÉCNICA
NOTA TÉCNICA


INDICADOR: centros de atenção psicossocial – caps, segundo tipo.
INDICADOR: número e distribuição percentual dos estabelecimentos de saúde por tipo e prestador


= Fonte dos indicadores e desta nota técnica: =
= Fonte desta nota técnica e dos indicadores: =
SAGE - Sala de Gestão Estratégica do Ministério da Saúde. <nowiki>https://www.sage.gov.br/sage</nowiki>. Acesso em fevereiro de 2016.
 
Disponíveis no site do DATASUS / Ministério da Saúde (TABNET) – Rede Assistencial Indicadores: http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0204
 
Nota Técnica: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/cnes/%5CNT_Estabelecimentos.htm Acesso em abril de 2016.


= Conceituação: =
= Conceituação: =


* Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou Núcleo de Atenção Psicossocial é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS. É um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.
* Apresenta o quantitativo de estabelecimentos de saúde contidos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES por tipo de estabelecimento (definidos com base nas atividades profissionais e serviços ofertados à população) e o número e distribuição percentual por tipo de prestador de serviço (público, privado, filantrópico).
* Número absoluto de CAPS segundo tipo:
 
** CAPS I e CAPS II – para atendimento diário de adultos, em sua população de abrangência, com transtornos mentais severos e persistentes.
= Usos: =
** CAPS III – para atendimento diário e noturno de adultos, durante sete dias da semana, atendendo à população de referência com transtornos mentais severos e persistentes.
 
** CAPSi – para infância e adolescência, para atendimento diário a crianças e adolescentes com transtornos mentais.
* O CNES é base para operacionalizar os sistemas de informações em saúde, sendo estes imprescindíveis a um gerenciamento eficaz e eficiente. Propicia ao gestor o conhecimento da realidade da rede assistencial existente e suas potencialidades, visando auxiliar no planejamento em saúde, em todas as esferas de governo, bem como dar maior visibilidade ao controle social a ser exercido pela população.
** CAPSad – para usuários de álcool e drogas, para atendimento diário à população com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas. Esse tipo de CAPS possui leitos de repouso com a finalidade exclusiva de tratamento de desintoxicação.


= Método de cálculo: =
= Origem dos dados =


* Numero absoluto de CAPS, segundo cada tipo;
* As informações disponíveis são geradas a partir dos dados enviados pelas Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde através do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES/SUS) e consolidadas no Banco de Dados Nacional pelo DATASUS, conforme determina a Portaria MS/SAS nº 51 de 21/06/1995.


= Fonte de dados: =
= Limitações =


* Ministério da Saúde / SAS / Departamento de Ações Programáticas Estratégicas – DAPE.
* O TabNet do CNES reflete a série histórica do Cadastro, por mês de competência, estando disponível com defasagem de até 45 dias. Dados mais recentes podem ser obtidos no site do CNES (<nowiki>http://cnes.datasus.gov.br/</nowiki>).
* O indicador depende da qualidade do preenchimento e agilidade na atualização do sistema de Informação do CNES

Edição atual tal como às 13h11min de 14 de agosto de 2023


NOTA TÉCNICA

INDICADOR: número e distribuição percentual dos estabelecimentos de saúde por tipo e prestador

Fonte desta nota técnica e dos indicadores:

Disponíveis no site do DATASUS / Ministério da Saúde (TABNET) – Rede Assistencial Indicadores: http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0204

Nota Técnica: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/cnes/%5CNT_Estabelecimentos.htm Acesso em abril de 2016.

Conceituação:

  • Apresenta o quantitativo de estabelecimentos de saúde contidos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES por tipo de estabelecimento (definidos com base nas atividades profissionais e serviços ofertados à população) e o número e distribuição percentual por tipo de prestador de serviço (público, privado, filantrópico).

Usos:

  • O CNES é base para operacionalizar os sistemas de informações em saúde, sendo estes imprescindíveis a um gerenciamento eficaz e eficiente. Propicia ao gestor o conhecimento da realidade da rede assistencial existente e suas potencialidades, visando auxiliar no planejamento em saúde, em todas as esferas de governo, bem como dar maior visibilidade ao controle social a ser exercido pela população.

Origem dos dados

  • As informações disponíveis são geradas a partir dos dados enviados pelas Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde através do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES/SUS) e consolidadas no Banco de Dados Nacional pelo DATASUS, conforme determina a Portaria MS/SAS nº 51 de 21/06/1995.

Limitações

  • O TabNet do CNES reflete a série histórica do Cadastro, por mês de competência, estando disponível com defasagem de até 45 dias. Dados mais recentes podem ser obtidos no site do CNES (http://cnes.datasus.gov.br/).
  • O indicador depende da qualidade do preenchimento e agilidade na atualização do sistema de Informação do CNES