Doenças ou agravos relacionados ao trabalho notificados indicador 40: proporção de municípios com casos de doenças relacionadas ao trabalho notificados. (nota técnica em revisão): mudanças entre as edições

De Wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(Uma revisão intermediária pelo mesmo usuário não está sendo mostrada)
Linha 1: Linha 1:
[[Categoria:Indicador de Saúde]]
[[Categoria:Indicador de Saúde]]
[[Categoria:GAIS Guia de Apoio à Gestão Estadual do SUS]]
[[Categoria:IC2 Situação de Saúde]]
[[Categoria:GAIS II - Situação de Saúde da População]]
 
NOTA TÉCNICA


Indicadores universais do rol de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores – 2013 - 2015 doenças ou agravos relacionados ao trabalho notificados
Indicadores universais do rol de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores – 2013 - 2015 doenças ou agravos relacionados ao trabalho notificados

Edição atual tal como às 12h55min de 14 de agosto de 2023


Indicadores universais do rol de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores – 2013 - 2015 doenças ou agravos relacionados ao trabalho notificados

  • indicador 40: proporção de municípios com casos de doenças relacionadas ao trabalho notificados.

Fonte desta nota técnica:

Adaptada pela equipe do CONASS com base nas fichas de qualificação dos indicadores do Caderno de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores: 2013-2015. Ministério da Saúde / SGEP / DAIS (2ª edição). Págs. 93 - 94.

Disponível em http://189.28.128.100/sispacto/CadernoDiretrizes2013_2015.pdf Acesso em janeiro de 2015.

Fonte dos indicadores:

Indicadores disponíveis no site do DATASUS / Ministério da Saúde (TABNET) - Indicadores do rol de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores 2013-2015 – Edição 2015: http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0201

Acesso em abril de 2016.

Indicador 40 (universal) do Rol de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores - 2013 / 2015 (COAP)

Diretriz Nacional:

Diretriz 7 – Redução dos riscos e agravos à saúde da população por meio das ações de promoção e vigilância em saúde.

Objetivo Nacional:

  • Objetivo 7.1 – Fortalecer a promoção e a vigilância em saúde.

Meta:

  • Estados e regiões de Saúde: Ampliar o numero de municípios com casos de doenças ou agravos relacionados ao trabalho notificados.
  • Distrito Federal e municípios: Pelo menos um caso de doença ou agravo relacionado ao trabalho notificado.

Relevância do Indicador:

  • Mede a cobertura das notificações de doenças ou agravos relacionados ao trabalho.

Método de Cálculo:

  • Método de calculo regional e estadual = Número de municípios com casos de doença ou agravo relacionados ao trabalho notificados por local de residência X 100 / Número total de municípios na região ou estado.
  • Método de calculo municipal e DF = Número de casos de doença ou agravo relacionados ao trabalho notificados por local de residência.
  • CID das doenças ou agravos relacionados ao trabalho: L 98.9 – Dermatoses Ocupacionais; Z 57.9 – LER/DORT; F 99 – Transtornos Mentais; C 80 – Câncer relacionado ao trabalho; Z 20.9 – Acidente com exposição a material biológico; H 83.3 – PAIR; J 64 – Pneumoconioses; T 65.9 – Intoxicação exógena relacionada ao trabalho; Y 96 – Acidente de trabalho grave.
  • No âmbito municipal e no DF, deve ser trabalhada a existência de pelo menos um caso de doença ou agravo relacionado ao trabalho notificado.

Fonte dos dados na origem:

  • Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Periodicidade dos dados para monitoramento e avaliação:

  • Mês de fechamento do banco de dados da base nacional: março
  • Periodicidade para monitoramento: anual
  • Periodicidade para avaliação: anual

Recomendações, observações e informações adicionais:

  • Parâmetro Nacional para Referencia: 80% dos municípios com casos de doenças ou agravos relacionados ao trabalho notificados.

Limitações:

  • O indicador depende da qualidade e agilidade na alimentação e atualização do SINAN. Eventuais falhas operacionais neste sistema podem interferir nos resultados e exigem cautela na interpretação.
  • A avaliação deste indicador segundo local de residência foi considerada inadequada em Nota Técnica do CONASS (Nota Técnica 13, de junho de 2014, disponível em http://www.conass.org.br/notas%20tecnicas/NT%2013_2014.pdf). Ao contrário das doenças transmissíveis, as doenças e agravos relacionados ao trabalho podem não guardar maior relação com o município de residência, tendo em vista que a ocorrência do agravo pode estar localizada em município divergente.

Consideramos assim que, como o objetivo do indicador é mensurar a cobertura da notificação, visando ampliar a captação das notificações, melhor seria se o indicador fosse calculado segundo Município/Unidade de Saúde notificante.