Análises de água para consumo humano Indicador 53: Proporção de análises realizadas em amostras de água para consumo humano quanto aos parâmetros coliformes totais, cloro residual livre e turbidez.(nota técnica em revisão): mudanças entre as edições

De Wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
Sem resumo de edição
 
(2 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
[[Categoria:Indicador de Saúde]]
[[Categoria:Indicador de Saúde]]
[[Categoria:GAIS Guia de Apoio à Gestão Estadual do SUS]]
[[Categoria:IC3 Estrutura]]
[[Categoria:GAIS III - Estrutura e Produção de Serviços de Saúde no SUS]]
 
NOTA TÉCNICA
 
Indicadores universais do rol de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores – 2013 - 2015 análises de água para consumo humano
 
* Indicador 53: Proporção de análises realizadas em amostras de água para consumo humano quanto aos parâmetros coliformes totais, cloro residual livre e turbidez.
 
= Fonte desta nota técnica: =
 
 
 
Adaptada pela equipe do CONASS com base nas fichas de qualificação dos indicadores do Caderno de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores: 2013-2015. Ministério da Saúde / SGEP / DAIS (2ª edição). Págs. 115 - 117.
 
Disponível em <nowiki>http://189.28.128.100/sispacto/CadernoDiretrizes2013_2015.pdf</nowiki> Acesso em janeiro de 2015.
 
= Fonte dos indicadores: =
 
Indicadores disponíveis no site do DATASUS / Ministério da Saúde (TABNET) - Indicadores do rol de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores 2013-2015 – Edição 2015: <nowiki>http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0201</nowiki>
 
Acesso em abril de 2016.
 
= Indicador 53 (universal) do Rol de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores - 2013 / 2015 (COAP) =
Diretriz Nacional:
 
* Diretriz 7 – Reducao dos riscos e agravos à saúde da população, por meio das ações de promoção e vigilância em saúde.
 
= Objetivo Nacional: =
 
* Objetivo 7.2 – Implementar ações de saneamento básico e saúde ambiental para a promoção da saúde e redução das desigualdades sociais, com ênfase no Programa de Aceleração do Crescimento.
 
= Meta: =
 
* Ampliar a proporção de analises realizadas em amostras de agua para consumo humano, quanto aos parâmetros coliformes totais, cloro residual livre e turbidez.
 
= Relevância do Indicador: =
 
* Avalia a qualidade da agua utilizada para consumo humano e possibilita verificar se o tratamento está adequado para inativar os organismos patogênicos. E essencial à vigilância da qualidade da agua para consumo humano.
 
= Método de Cálculo: =
 
* Passo1 – Calcular a proporção de analises realizada para o parâmetro coliforme total (PCT): Número de amostras de água examinadas para o parâmetro coliformes totais, realizadas pela vigilância X 100 / Total de amostras obrigatórias para o parâmetro coliformes totais.
* Passo 2 – Calcular a proporção de analises realizadas do parâmetro turbidez (PT): Número de amostras de água examinadas para o parâmetro turbidez, realizadas pela vigilância X 100 / Total de amostras obrigatórias para o parâmetro turbidez.
* Passo 3 – Calcular a proporção de analises realizadas do parâmetro de cloro residual livre (PCRL): Número de amostras de água examinadas para o parâmetro cloro residual livre, realizadas pela vigilância X 100 / Total de amostras obrigatórias para o parâmetro de cloro residual livre
* Passo 4 – Calcular a proporção de analises realizada em amostras de agua para consumo humano quanto aos parâmetros coliformes totais, cloro residual livre e turbidez: (1,2 X PCT + 1,0 X PT + 1,0 X PCRL) / 3,2.
 
* Observações:
 
o O método de calculo utilizado para avaliar o atendimento do indicador considera a media aritmética ponderada dos percentuais de analises realizadas para os parâmetros coliformes totais, turbidez e cloro residual livre.
 
* Os pesos foram estabelecidos de acordo com a importância sanitária dos parâmetros de avaliação da qualidade da agua para consumo humano.
* Estabeleceu-se o maior peso (1,2) para o Percentual de Analises realizadas para o parâmetro coliformes totais (PCT), uma vez que sua presença pode ser interpretada como ausência de cloro residual livre e presença de organismos patogênicos que indicam a falha ou insuficiência do tratamento da agua e potenciais riscos a saúde publica.
* Para os parâmetros cloro residual livre (PCRL) e turbidez (PT) o peso é 1.
 
= Fonte dos dados utilizados na origem: =
 
* Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Agua para Consumo Humano (SISAGUA).
* Observação: Os dados necessários para esses cálculos estão disponíveis em <nowiki>http://portalweb04.saude.gov.br/sisagua/</nowiki>.
 
= Periodicidade dos dados para monitoramento e avaliação: =
 
* Mês de fechamento do banco de dados da base nacional: marco
* Periodicidade para monitoramento: anual
* Periodicidade para avaliação: anual
 
= Recomendações, observações e informações adicionais =
 
* Parâmetro Nacional para Referencia: Ampliar em cinco pontos percentuais, a proporção de analises realizadas em amostras de agua para consumo humano, quanto aos parâmetros coliformes totais, cloro residual livre e turbidez, em relação ao ano anterior.
 
= Limitações: =
 
* O indicador depende da qualidade e agilidade na alimentação e atualização do SISAGUA. Eventuais falhas operacionais neste sistema podem interferir nos resultados e exigem cautela na interpretação.

Edição atual tal como às 13h03min de 14 de agosto de 2023


NOTA TÉCNICA

Indicadores universais do rol de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores – 2013 - 2015 análises de água para consumo humano

  • Indicador 53: Proporção de análises realizadas em amostras de água para consumo humano quanto aos parâmetros coliformes totais, cloro residual livre e turbidez.

Fonte desta nota técnica:

Adaptada pela equipe do CONASS com base nas fichas de qualificação dos indicadores do Caderno de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores: 2013-2015. Ministério da Saúde / SGEP / DAIS (2ª edição). Págs. 115 - 117.

Disponível em http://189.28.128.100/sispacto/CadernoDiretrizes2013_2015.pdf Acesso em janeiro de 2015.

Fonte dos indicadores:

Indicadores disponíveis no site do DATASUS / Ministério da Saúde (TABNET) - Indicadores do rol de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores 2013-2015 – Edição 2015: http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0201

Acesso em abril de 2016.

Indicador 53 (universal) do Rol de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores - 2013 / 2015 (COAP)

Diretriz Nacional:

  • Diretriz 7 – Reducao dos riscos e agravos à saúde da população, por meio das ações de promoção e vigilância em saúde.

Objetivo Nacional:

  • Objetivo 7.2 – Implementar ações de saneamento básico e saúde ambiental para a promoção da saúde e redução das desigualdades sociais, com ênfase no Programa de Aceleração do Crescimento.

Meta:

  • Ampliar a proporção de analises realizadas em amostras de agua para consumo humano, quanto aos parâmetros coliformes totais, cloro residual livre e turbidez.

Relevância do Indicador:

  • Avalia a qualidade da agua utilizada para consumo humano e possibilita verificar se o tratamento está adequado para inativar os organismos patogênicos. E essencial à vigilância da qualidade da agua para consumo humano.

Método de Cálculo:

  • Passo1 – Calcular a proporção de analises realizada para o parâmetro coliforme total (PCT): Número de amostras de água examinadas para o parâmetro coliformes totais, realizadas pela vigilância X 100 / Total de amostras obrigatórias para o parâmetro coliformes totais.
  • Passo 2 – Calcular a proporção de analises realizadas do parâmetro turbidez (PT): Número de amostras de água examinadas para o parâmetro turbidez, realizadas pela vigilância X 100 / Total de amostras obrigatórias para o parâmetro turbidez.
  • Passo 3 – Calcular a proporção de analises realizadas do parâmetro de cloro residual livre (PCRL): Número de amostras de água examinadas para o parâmetro cloro residual livre, realizadas pela vigilância X 100 / Total de amostras obrigatórias para o parâmetro de cloro residual livre
  • Passo 4 – Calcular a proporção de analises realizada em amostras de agua para consumo humano quanto aos parâmetros coliformes totais, cloro residual livre e turbidez: (1,2 X PCT + 1,0 X PT + 1,0 X PCRL) / 3,2.
  • Observações:

o O método de calculo utilizado para avaliar o atendimento do indicador considera a media aritmética ponderada dos percentuais de analises realizadas para os parâmetros coliformes totais, turbidez e cloro residual livre.

  • Os pesos foram estabelecidos de acordo com a importância sanitária dos parâmetros de avaliação da qualidade da agua para consumo humano.
  • Estabeleceu-se o maior peso (1,2) para o Percentual de Analises realizadas para o parâmetro coliformes totais (PCT), uma vez que sua presença pode ser interpretada como ausência de cloro residual livre e presença de organismos patogênicos que indicam a falha ou insuficiência do tratamento da agua e potenciais riscos a saúde publica.
  • Para os parâmetros cloro residual livre (PCRL) e turbidez (PT) o peso é 1.

Fonte dos dados utilizados na origem:

  • Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Agua para Consumo Humano (SISAGUA).
  • Observação: Os dados necessários para esses cálculos estão disponíveis em http://portalweb04.saude.gov.br/sisagua/.

Periodicidade dos dados para monitoramento e avaliação:

  • Mês de fechamento do banco de dados da base nacional: marco
  • Periodicidade para monitoramento: anual
  • Periodicidade para avaliação: anual

Recomendações, observações e informações adicionais

  • Parâmetro Nacional para Referencia: Ampliar em cinco pontos percentuais, a proporção de analises realizadas em amostras de agua para consumo humano, quanto aos parâmetros coliformes totais, cloro residual livre e turbidez, em relação ao ano anterior.

Limitações:

  • O indicador depende da qualidade e agilidade na alimentação e atualização do SISAGUA. Eventuais falhas operacionais neste sistema podem interferir nos resultados e exigem cautela na interpretação.