Análises de água para consumo humano Indicador 53: Proporção de análises realizadas em amostras de água para consumo humano quanto aos parâmetros coliformes totais, cloro residual livre e turbidez.(nota técnica em revisão): mudanças entre as edições

De Wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(Uma revisão intermediária pelo mesmo usuário não está sendo mostrada)
Linha 1: Linha 1:
[[Categoria:Indicador de Saúde]]
[[Categoria:Indicador de Saúde]]
[[Categoria:GAIS Guia de Apoio à Gestão Estadual do SUS]]
[[Categoria:IC3 Estrutura]]
[[Categoria:GAIS III - Estrutura e Produção de Serviços de Saúde no SUS]]


NOTA TÉCNICA
NOTA TÉCNICA

Edição atual tal como às 13h03min de 14 de agosto de 2023


NOTA TÉCNICA

Indicadores universais do rol de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores – 2013 - 2015 análises de água para consumo humano

  • Indicador 53: Proporção de análises realizadas em amostras de água para consumo humano quanto aos parâmetros coliformes totais, cloro residual livre e turbidez.

Fonte desta nota técnica:

Adaptada pela equipe do CONASS com base nas fichas de qualificação dos indicadores do Caderno de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores: 2013-2015. Ministério da Saúde / SGEP / DAIS (2ª edição). Págs. 115 - 117.

Disponível em http://189.28.128.100/sispacto/CadernoDiretrizes2013_2015.pdf Acesso em janeiro de 2015.

Fonte dos indicadores:

Indicadores disponíveis no site do DATASUS / Ministério da Saúde (TABNET) - Indicadores do rol de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores 2013-2015 – Edição 2015: http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0201

Acesso em abril de 2016.

Indicador 53 (universal) do Rol de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores - 2013 / 2015 (COAP)

Diretriz Nacional:

  • Diretriz 7 – Reducao dos riscos e agravos à saúde da população, por meio das ações de promoção e vigilância em saúde.

Objetivo Nacional:

  • Objetivo 7.2 – Implementar ações de saneamento básico e saúde ambiental para a promoção da saúde e redução das desigualdades sociais, com ênfase no Programa de Aceleração do Crescimento.

Meta:

  • Ampliar a proporção de analises realizadas em amostras de agua para consumo humano, quanto aos parâmetros coliformes totais, cloro residual livre e turbidez.

Relevância do Indicador:

  • Avalia a qualidade da agua utilizada para consumo humano e possibilita verificar se o tratamento está adequado para inativar os organismos patogênicos. E essencial à vigilância da qualidade da agua para consumo humano.

Método de Cálculo:

  • Passo1 – Calcular a proporção de analises realizada para o parâmetro coliforme total (PCT): Número de amostras de água examinadas para o parâmetro coliformes totais, realizadas pela vigilância X 100 / Total de amostras obrigatórias para o parâmetro coliformes totais.
  • Passo 2 – Calcular a proporção de analises realizadas do parâmetro turbidez (PT): Número de amostras de água examinadas para o parâmetro turbidez, realizadas pela vigilância X 100 / Total de amostras obrigatórias para o parâmetro turbidez.
  • Passo 3 – Calcular a proporção de analises realizadas do parâmetro de cloro residual livre (PCRL): Número de amostras de água examinadas para o parâmetro cloro residual livre, realizadas pela vigilância X 100 / Total de amostras obrigatórias para o parâmetro de cloro residual livre
  • Passo 4 – Calcular a proporção de analises realizada em amostras de agua para consumo humano quanto aos parâmetros coliformes totais, cloro residual livre e turbidez: (1,2 X PCT + 1,0 X PT + 1,0 X PCRL) / 3,2.
  • Observações:

o O método de calculo utilizado para avaliar o atendimento do indicador considera a media aritmética ponderada dos percentuais de analises realizadas para os parâmetros coliformes totais, turbidez e cloro residual livre.

  • Os pesos foram estabelecidos de acordo com a importância sanitária dos parâmetros de avaliação da qualidade da agua para consumo humano.
  • Estabeleceu-se o maior peso (1,2) para o Percentual de Analises realizadas para o parâmetro coliformes totais (PCT), uma vez que sua presença pode ser interpretada como ausência de cloro residual livre e presença de organismos patogênicos que indicam a falha ou insuficiência do tratamento da agua e potenciais riscos a saúde publica.
  • Para os parâmetros cloro residual livre (PCRL) e turbidez (PT) o peso é 1.

Fonte dos dados utilizados na origem:

  • Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Agua para Consumo Humano (SISAGUA).
  • Observação: Os dados necessários para esses cálculos estão disponíveis em http://portalweb04.saude.gov.br/sisagua/.

Periodicidade dos dados para monitoramento e avaliação:

  • Mês de fechamento do banco de dados da base nacional: marco
  • Periodicidade para monitoramento: anual
  • Periodicidade para avaliação: anual

Recomendações, observações e informações adicionais

  • Parâmetro Nacional para Referencia: Ampliar em cinco pontos percentuais, a proporção de analises realizadas em amostras de agua para consumo humano, quanto aos parâmetros coliformes totais, cloro residual livre e turbidez, em relação ao ano anterior.

Limitações:

  • O indicador depende da qualidade e agilidade na alimentação e atualização do SISAGUA. Eventuais falhas operacionais neste sistema podem interferir nos resultados e exigem cautela na interpretação.