Limite financeiro da média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar – MAC - valor do MAC - recursos excepcionais - valor per-capita do MAC (nota técnica em revisão)
Ir para navegação
Ir para pesquisar
NOTA TÉCNICA
limite financeiro da média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar – mac
- valor do mac
- recursos excepcionais
- valor per-capita do mac
Fonte desta nota técnica:
Elaboração própria. Inclui informações disponíveis na página do Sistema de Controle de Limite Financeiro da Média e Alta Complexidade – SisMAC: http://sismac.saude.gov.br/. Acesso em janeiro de 2015.
Fonte dos indicadores:
Dados disponíveis no Portal do Ministério da Saúde / Página do Sistema de Controle de Limite Financeiro da Média e Alta Complexidade – SisMAC: http://sismac.saude.gov.br/. Acesso em abril de 2016.
Conceituação:
- Valor do MAC: Limite financeiro (valor máximo) disponível para custeio de ações e serviços de saúde do Bloco de Financiamento da Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, transferidos aos estados/municípios, de forma automática fundo a fundo, observando os atos normativos específicos referentes ao bloco e as referências constantes da Programação Pactuada e Integrada da Assistência à Saúde – PPI*. Inclui os seguintes incentivos: INTEGRASUS, IAPI, CEO, SAMU,CEREST e HPP e eventuais recursos excepcionais.
- Recursos excepcionais: Recursos adicionais eventualmente acrescidos ao valor do limite em um determinado período, para atendimento de necessidades não previstas ou situações emergenciais. Estão embutidos no limite financeiro - MAC.
- Valor per-capita do MAC: Razão entre o valor do MAC e a população da Unidade Federada.
Forma de cálculo:
- Valor do MAC: Valor absoluto do MAC da Unidade Federada.
- Recursos excepcionais: Valor absoluto dos recursos adicionais definidos para o período na Unidade Federada
- Valor per-capita do MAC: Valor do MAC / população da Unidade Federada no ano considerado.
Limitações
- O indicador depende da qualidade e agilidade na atualização do SisMAC. Eventuais falhas exigem cautela na interpretação.