População residente segundo sexo e faixa etária (versão preliminar)
NOTA TÉCNICA
INDICADOR: População residente segundo sexo e faixa etária (pirâmides populacionais)
Fonte desta nota técnica:
Elaboração própria, com base na ficha de qualificação da RIPSA – Rede Interagencial de Informações para a Saúde, para a população total e no site do IBGE:
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/projecao_da_populacao/2013/default.shtm
Fonte dos dados utilizados para elaboração do indicador neste guia:
IBGE: Projeção da população do Brasil e Unidades da Federação por sexo e idade para o período 2000-2030. Disponíveis no site do DATASUS: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?ibge/cnv/projpopuf.def. Acesso em março de 2016.
Conceituação
- Número total de pessoas residentes e sua estrutura relativa, segundo sexo e faixas etárias específicas, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Interpretação
- Expressa a magnitude do contingente demográfico e sua distribuição relativa, segundo sexo e faixa etária.
- As projeções populacionais incorporam os parâmetros demográficos calculados com base no Censo Demográfico 2010 e as informações mais recentes dos registros de nascimentos e óbitos. Essas projeções têm fundamental importância para o cálculo de indicadores sociodemográficos, bem como alimentam as bases de informações de Ministérios e Secretarias Estaduais de diversas áreas para a implementação de políticas públicas e a posterior avaliação de seus respectivos programas.
Usos
- Dimensionar a população-alvo de ações e serviços, com base na distribuição da população segundo sexo e faixa etária.
- Contribuir para o planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas relacionadas à saúde, educação, trabalho, previdência e assistência social, para os diversos segmentos de idade e sexo.
- Subsidiar processos de planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas de alcance social.
Limitações
- Eventuais falhas de cobertura na coleta direta de dados demográficos.
- Imprecisões inerentes à metodologia utilizada na elaboração de estimativas e projeções demográficas para períodos intercensitários.
- Imprecisões na declaração de idade por parte dos entrevistados nos levantamentos estatísticos.
- Projeções demográficas perdem precisão à medida que se distanciam do ano de partida utilizado no cálculo.
- Estimativas para um determinado ano estão sujeitas a correções decorrentes de novas informações demográficas.
Métodos de Cálculo
As Projeções de População são elaboradas com base nas informações sobre as componentes da dinâmica demográfica (mortalidade, fecundidade e migração), investigadas nos Censos Demográficos, Pesquisas Domiciliares por Amostra e oriundas dos registros administrativos de nascimentos e óbitos. Cada revisão da Projeção incorpora, à época de sua realização, informações mais recentes sobre esses componentes, e/ou mudanças metodológicas de cálculo da projeção, devidamente explicitados nas respectivas Metodologias. Desta forma, recomenda-se o uso da revisão de Projeção de População mais recente.