Mortalidade hospitalar no sus segundo faixa etária (nota técnica em revisão)

De Wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar


NOTA TÉCNICA

INDICADOR: mortalidade hospitalar no sus segundo faixa etária

       

Fonte desta nota técnica:

Elaborada pela equipe do CONASS, inclui informações disponíveis na Nota Técnica disponibilizada pelo DATASUS a respeito das informações sobre morbidade hospitalar:

(http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/sih/Morb_geral_loc_int_2008.pdf). Acesso em janeiro de 2019


Fonte do indicador:

Elaboração própria, a partir dos dados do Sistema de Informações Hospitalares – SIH do Ministério da Saúde, disponíveis no site do Datasus / MS:

http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?sih/cnv/niuf.def. Acesso em abril de 2015.

Conceituação

  • Razão entre a quantidade de óbitos e o número de AIH aprovadas, computadas como internações, no período, segundo local de internação e faixa etária.

Interpretação

  • Mede a proporção de internações com evolução para o óbito em relação ao total de internações realizadas para cada faixa etária, segundo local de internação. É influenciada pela gravidade dos casos que acessam os serviços e pela qualidade da atenção pré-hospitalar, dos serviços de urgência e emergência e das unidades de atenção hospitalar.

Métodos de Cálculo:

  • Número de internações hospitalares com evolução para óbito X 100 / número de AIHs aprovadas, computadas como internações no período.
  • Cálculo realizado segundo faixa etária, por local de internação.

Limitações

  • A oferta de serviços reflete a disponibilidade de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros, bem como os critérios técnico-administrativos de pagamento de internações hospitalares adotados no âmbito do SUS.
  • Não são consideradas as internações em unidades hospitalares sem vínculo com o SUS.
  • Falhas na alimentação da informação referente à evolução para óbito no SIH podem interferir nos resultados do indicador e exigem cautela na interpretação.
  • A ocorrência eventual de múltiplas internações por pessoa em uma área e período considerado pode alterar o valor do indicador.