Projeção da proporção de idosos na população (nota técnica em revisão)
NOTA TÉCNICA
INDICADOR: PROJEÇÃO DA PROPORÇÃO DE IDOSOS NA POPULAÇÃO
Fontes desta nota técnica:
Rede Interagencial de Informações para a Saúde (RIPSA). Ficha de qualificação http://fichas.ripsa.org.br/2012/a-14/?l=pt_BR
Fonte dos dados utilizados para elaboração do indicador neste guia:
Elaboração própria a partir das estimativas populacionais utilizadas na publicação "Saúde Brasil 2012", disponíveis no site do DATASUS: http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0206.
Acesso em dezembro de 2014.
Conceituação
- Projeção do percentual de pessoas com 60 e mais anos de idade, na população total residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
- A definição de idoso como pessoa maior de 60 anos de idade é estabelecida na legislação brasileira.
Interpretação
- Indica as perspectivas da participação relativa de idosos na população geral.
- Reflete o ritmo de envelhecimento da população. O crescimento da população de idosos está associado à redução das taxas de fecundidade e de natalidade e ao aumento da esperança de vida.
Usos
- Analisar variações geográficas e temporais na distribuição de idosos.
- Contribuir para o planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas relacionadas a saúde, previdência e assistência social de idosos.
Limitações
- Imprecisões da base de dados utilizada para o cálculo do indicador, relacionadas a falhas na declaração da idade nos levantamentos estatísticos ou à metodologia empregada para elaborar estimativas e projeções populacionais.
- As migrações seletivas por idade exercem influência na composição desse grupo populacional.
Métodos de Cálculo
- Número de pessoas residentes de 60 e mais anos de idade x 100 / População total residente.
Observação:
As Projeções de População são elaboradas com base nas informações sobre as componentes da dinâmica demográfica (mortalidade, fecundidade e migração), investigadas nos Censos Demográficos, Pesquisas Domiciliares por Amostra e oriundas dos registros administrativos de nascimentos e óbitos. Cada revisão da Projeção incorpora, à época de sua realização, informações mais recentes sobre esses componentes, e/ou mudanças metodológicas de cálculo da projeção, devidamente explicitados nas respectivas Metodologias. Desta forma, recomenda-se o uso da revisão de Projeção de População mais recente.